ATÉ QUE EU VENHA! - [Estudo sobre o evangelho de João]


Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me. Ev. João 21:22

Este é o  versículo chave de nosso tema, ATÉ QUE EU VENHA, de uma conversa muito particular entre Jesus e Pedro.

Para entendermos melhor o porquê o autor do livro, João, escreveu esta frase neste evangelho, vamos estudar um pouco sobre o livro, o autor e o evangelho.

Curiosamente, a palavra grega para “evangelho”, euangelion, foi originalmente usada para descrever as “boas novas” da vitória militar trazida de um mensageiro ao seu comandante. Em seguida, passou a significar simplesmente uma mensagem “boa”. Os escritores do Novo Testamento escolheram esta palavra para descrever as “Boas Novas” de Jesus Cristo e Sua salvação.

1.     Quem escreveu este livro de boas novas?
- João, o apóstolo. Alguns escritores informam que João escreveu o seu Evangelho no fim do primeiro século, e que a sua pregação consistia nas verdades mais profundas que ele aprendeu por meio da comunhão íntima com Cristo.

- Dos discípulos, João foi quem desfrutou de maior intimidade com o Mestre. Pertenceu ao círculo íntimo que consistia dele mesmo, Pedro e Tiago, que tiveram o direito exclusivo de estarem presentes nas grandes crises do ministério de Jesus, tais como a transfiguração e a agonia no Getsêmane.

- Foi João quem se inclinou no peito de Jesus na Ceia Pascoal, enquanto todos tinham fugido, foi João que acompanhou seu Senhor ao julgamento (João 18:15). De todos os apóstolos, foi ele o único que esteve ao pé da cruz para receber a mensagem do Senhor antes de expirar (João 19:25-27).

- Ele quem cuidou de Maria, mãe de Jesus até ela falecer.
- Com essa intimidade e comunhão com o Senhor, juntamente com meio século de experiência, como pastor e evangelista, qualificaram-no muito bem para escrever este evangelho que contém doutrinas espirituais e sublimes referente à pessoa de Jesus Cristo.



2.     Qual é o tema deste livro, escrito por João?
- O evangelho de João contém testemunhos que provam que JESUS É O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO, OU SEJA O QUE ELE É, E QUEM ELE É.

Ev. João 20: 30  Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro.
31  Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

3.      Para quem foi escrito?
- Para a Igreja em geral.

- Foi escrito por João em resposta a um apelo da igreja – que já possuía outros evangelhos – para ter as verdades mais profundas do evangelho, e foi escrito com a finalidade de promover a vida espiritual da Igreja.

- O propósito de João neste Evangelho é apresentar Cristo à todos os cristãos como o Verbo encarnado de Deus.

4.     Diferenças entre os evangelhos com o de João.
- 3 primeiros são apresentação de Jesus, o último é uma interpretação de Jesus.
- 3 primeiros enfatizam Jesus exteriormente, este quarto o interpreta interiormente.
- 3 primeiros mostram aspectos humanos, este último revela como divino.
- 3 primeiros apresentam discursos públicos de Jesus, último dá mais espaço a conversas particulares.
- 3 primeiros começam com a genealogia humana e o cumprimento da profecia judaica, este último começa com a revelação divina daquilo que foi anterior à criação do mundo e eterno.

Número de Milagres: Mateus 20 - Marcos 18 - Lucas 20 - João 8
Número de Parábolas: Mateus 16 – Marcos 5 – Lucas 2 – João 1 (João 10:6)
João tem uma linguagem mais doutrinária, João é profundo!!

- MATEUS.....O PROMETIDO ESTÁ AQUI, VEJA AS SUAS CREDENCIAIS
- MARCOS....ERA ASSIM QUE ELE OPERAVA VEJA O SEU PODER
- LUCAS...ELE TINHA ESTE ASPECTO, VEJA SUA NATUREZA
- JOÃO...ESTE É QUEM ELE REALMENTE ERA, VEJA SUA DIVINDADE.
 

5.     Repetição de ideias que marcam a mensagem espiritual do evangelho de João (1:12)
1.      Os seus não o receberam
2.      Mas, a todos quantos o receberam.
3.      Deu-lhes o poder (direito, autoridade) de serem feitos (de se tornarem) filhos de Deus.  

6.     Quantos o receberam neste livro?
1.      Pedro, Natanael, etc. (1:35-51)
2.      Nicodemos, líder dos fariseus (3:1-21)
3.      A mulher de Sicar (4:6-26)
4.      O homem cego de nascença (9:35-41)
5.      Marta e Maria; Betânia (11)
6.      Maria Madalena (20:1-18)
7.     O apóstolo Pedro (21:15-23)

Veja aqui o quanto Jesus Cristo promove a manifestação individual àqueles a quem Ele ama, mesmo ressurreto, ou seja, após a ressurreição , à quem Ele ama, transformando tristeza em alegria.

Finalmente na última conversa com Pedro, como Jesus trás restauração e nova ordem para ministrar.

Mas Pedro precisava passar por um processo de restauração, de transformação de mente. (Romanos 12:2)

A promessa que Jesus fez ainda se mantinha em pé para Pedro: “Tu és... tú serás” - João 1:42  Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro), apenas Pedro não estava totalmente convicto da promessa pois este negara a Jesus três vezes...mesmo tendo o mestre avisado

- Jesus também orou por Pedro: Lucas 22:32  Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.

- Esta conversão de Pedro deveria ser uma mudança de mente e de atitudes diferentemente da conversão de se crer em Jesus, pois este já cria, e quando Jesus ressurgiu e apareceu para os discípulos, Jesus disse: João: 20: 21  Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.
22  E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

- Pedro recebera o Espírito Santo, mas mesmo assim precisava ser transformado, Jesus foi ter com Ele uma conversa individual, a divindade de Jesus permite que trate individualmente com as pessoas, este é um amor sublime, que não se mede.

- Ler JOÃO CAPÍTULO 21 – A PESCA MARAVILHOSA – O AMOR DE JESUS PARA PEDRO.

- Pedro vai pescar – a necessidade de trabalhar era mais terapêutica do que material (tá nervoso vá pescar)

- Jesus vai para pescaria, o foco não é o fracasso e nem o sucesso, o foco é mostrar para Pedro que o bom pastor vai atrás da ovelha perdida, que está fora do caminho, que está com problemas em seguir a vontade do Pai.

- Jesus quebra regras, DEMONSTRA AMOR, ele serve a refeição e come com Pedro, primeiro e depois conversa com ele. Judeus não comem à mesa com pessoas que estão com atritos, os judeus conversariam primeiro e depois convidariam para sentar para comunhão à mesa.

- Jesus não aponta o dedo, não acusa Pedro por tê-lo negado, mas apenas pergunta se o ama, e três vezes, em contrapartida as três vezes em que Pedro negou, Jesus demonstra aqui perdão e que não tinha nada contra Pedro.

- O foco de Jesus é que Pedro veja o quanto ele foi perdoado, o quanto ele era amado, ao estabelecer a missão para Pedro pastorear as ovelhas.

- Pedro não entendeu no momento veja João 21:
18  Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias;(foi pescar) quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.
19  Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me.

- PEDRO não entendeu o que Jesus queria, e quis tirar o foco da conversa de Jesus sobre o que o próprio Jesus estava falando.. e pergunta à Jesus :
1. QUEM É O TRAIDOR? (21:20)
2. E QUANTO A ESTE? (21:21).. o discípulo que Jesus amava e que encostou no seu peito na ceia  (João) – Pedro despistou novamente o assunto.. – realmente Pedro mesmo tendo recebido o Espírito Santo (20:22) não conteve seu impulso em escolher as coisas por vontade própria, esta era a transformação que Jesus queria em Pedro.


E assim Jesus revela a Pedro no versículo 18:
- andavas por onde querias; (ex.foi pescar, mas Jesus foi busca-lo)
- quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. (ex.levaram para visitar Cornélio)

3.      Versículo 22  Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me.E Jesus novamente tira o foco do outro e volta para Pedro que queria despistar o que Jesus estava propondo: SEGUE-ME!! E Pedro ainda foca o próximo, quer saber quem é o traidor e quanto ao que estava com ele (que era João, o escritor do livro), o que seria dele? Parece que Pedro sempre olha as circunstãncias, as pessoas. Jesus realmente deseja que cada um olhe para si porque Ele quer relacionamento para que nós tenhamos a mente dEle, e para fazer a sua obra de maneira que venha Glorificar o PAI.

4 . ATÉ QUE EU VENHA – SEGUE-ME!!
Pedro teria que aprender a parar de olhar os outros e as circunstâncias e de se culpar por ter negado, teria que focar seus olhos em Jesus, não ter medo.
Muitos hoje tem depressões e síndrome do pânico, tiram o foco em Jesus, e focam o problema que sua mente alimenta. Focam as mentiras de que os demônios sopram, ou que pessoas dizem a seu respeito.
Jesus morreu na cruz e é o Advogado para que todo aquele que se arrependa tenha vida em abundância.
O 'ATÉ QUE EU VENHA' de Jesus consiste que eu e você precisamos renovar nossa mente nas verdades que Jesus nos ensinou. Seguir seus passos na sua vontade, e obedecer o chamado de missões.
Um exemplo é as missões das mães, que consiste em alimentar seus filhos na palavra de Deus, honrar seu esposo, e no seu dia-dia levar Cristo às pessoas de maneira como vive o relacionamento com Ele, uma vida no poder do amor de Jesus, aquele que é o Cristo, Filho do Deus Vivo.
Alimentar as pessoas da palavra de Deus implica ler a bíblia, JESUS É O PÃO VIVO.
É dEle que devemos dar as boas notícias. 
Seguir a Cristo é viver com Ele e falar d'Ele, não é necessário ir para outro país para ser um missionário, Deus quer usar cada um na sua casa, no seu trabalho, nos lugares aonde você passa.

- ATÉ QUE EU VENHA, ME SIGA, SEGUE-ME
- ATÉ QUE EU VENHA, VOCÊ SERÁ TRANSFORMADO (DESENVOLVIMENTO DA SALVAÇÃO É CONTINUO)
- ATÉ QUE EU VENHA, OBEDEÇA MINHAS VISÕES (VISÃO DE PEDRO ANTES DA CONVERSÃO DE CORNÉLIO)
- ATÉ QUE EU VENHA..ALIMENTA MINHAS OVELHAS
- ATÉ QUE EU VENHA, PASTOREIA AS MINHAS OVELHAS
- ATÉ QUE EU VENHA, CREIA EM MIM
-ATÉ QUE EU VENHA, MULHER SEGUE-ME..NÃO SEJA COMO MARTA, E SIM COM MARIA, NÃO SE PREOCUPE COM COISAS, BUSQUE ESTAR AOS PÉS DO MESTRE.
-ATÉ QUE EU VENHA, MULHER SEJA INFLUENTE DO MINISTERIO COMO ESPOSA, MAE, FILHA, AMIGA, AMAVEL, MISSIONARIA.
-ATÉ QUE EU VENHA, HOMEM CUIDE DO SEU LAR, SEJA SACERDOTE, CUIDE DA SUA ESPOSA, SEUS FILHOS, NÃO SEJA NEGLIGENTE..POSTEREIE SUA CASA, SEJA MISSIONÁRIO FORA DELA.
-ATÉ QUE EU VENHA FILHOS, HONREM SEUS PAIS, SEJAM PRUDENTES, FUJA DO DIABO, DAS COISAS DESTE MUNDO, SEJAM MISSIONARIOS.

Pedro seguiu:
- Pregou para os Judeus..3mil se converteram em um dia
- Curou enfermos
- Escreveu duas cartas
-  Os registros mostram que foi o primeiro a pregar para os gentios, exemplo Cornélio.
- A visão antes de pregar para Cornélio, revelava que Pedro tinha preconceitos e ainda estava sendo transformado por Jesus.

- Jesus mostra que O caminho para ter a vida eterna é apenas Crer, ELE MOSTROU PARA PEDRO, ATÉ QUE EU VENHA, SEGUE-ME.
 
Apocalipse 2:25  tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.

Conserve o que você tem: O AMOR DE JESUS POR VOCÊ.


Por Carla Berigo 25.11.2012 – Estudo pregado na  Assembleia de Deus Única Esperança – Campinas - SP


Leia também sobre este episódio entre Pedro e Jesus em outro estudo: CAFÉ DA MANHÃ NA PRAIA COM JESUS.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito lindo... Tive o prazer de assistir a ministração deste lindo estudo!!! Deus te abençõe e te encha mais e mais..

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo, minha alma se encheu nesta fonte aberta por Deus.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos nesta página.