Bacalhau à Espanhola [Receita da Carla]

(na Panela de Pressão)

Ingredientes
- 1 kg Bacalhau em Pedaços
- 1 kg e meio de Batatas Grandes em Rodelas e Grossas
- 5 Tomates em Rodelas
- 6 Ovos em Rodelas
- 1 Cebola em Rodelas
- 1 Pimentão Verde em Rodelas
- 1 Pimentão Vermelho em Rodelas
- 3 Dentes de Alho Amassado 
- Azeitonas Verdes Inteiras
- Azeite
- 2 Limões*
- Água

*No suco de limão com um pouco de água acrescente os 3 dentes de alho amassado e reserve.

Primeiramente o Bacalhau deve ser colocado na agua um dia antes do preparo, para que ele possa eliminar o excesso do seu sal.
O segredo deste prato é sua formação em camadas lembrando a formação da lasanha, por isso que as batatas devem ser em rodelas e os outros ingredientes também.
Você vai começar montando o prato com azeite no fundo, aí começa a sequência das camadas, a primeira com batatas, depois tomates, bacalhau, cebolas, pimentões, ovos, azeitonas e um pouco de suco de limão (com os alhos amassados), bastante azeite, e daí então começa de novo a sequência até preencher a panela,  deverá ter caldo no nível da última camada, completar com agua.
A quantidade dos ingredientes vai depender do tamanho da panela de pressão.
Na panela de pressão é tudo muito rápido, então verifique a cada 5 minutos o ponto da Batata que não pode desmanchar,  quando ela tiver meio mole mas consistente geralmente o Bacalhau também estará no ponto.
O sabor da receita na panela de pressão é diferente da receita feita no forno:  o segredo é o molho! O sabor mistura, como tem pimentão fica um sabor picante suave. Por isso não coloque nenhum outro tempero, você irá se surpreender com o resultado.
Este prato espanhol é tradicional na família “Parada” acompanha arroz branco, sempre na sexta feira da paixão, meu avô  servia este prato  à mesa com um bom vinho branco, ou tinto, para quem gosta.

Bom apetite e Feliz Páscoa.
Carla Berigo

Postar um comentário

0 Comentários