O silêncio de DEUS?

Conta uma antiga lenda norueguesa acerca de um homem chamado Haakon, encarregado de cuidar de uma capela na qual havia uma cruz muito antiga, na qual muita gente ia para orar com muita devoção a Cristo.
Um dia o ermitão Haakon, ajoelhou-se diante da cruz e disse: Senhor, quero padecer por ti. Deixa-me ocupar teu lugar, quero substitui-lo na cruz.
O Senhor abriu seus lábios e falou. Suas palavras caíram do alto, sussurrantes e admoestadoras:
— Amado filho, concedo teu desejo, mas tem de ser com uma condição.

— Qual, Senhor? – perguntou Haakon.
— É uma condição difícil? Estou disposto a cumpri-la com tua ajuda, Senhor! – respondeu o velho ermitão.
— Escuta: aconteça o que acontecer e vejas o que vejas, terás de permanecer sempre em silêncio.
Haakon respondeu: — Sim, eu prometo, Senhor! E foi feita a mudança.
Ninguém percebeu a mudança. Ninguém reconheceu o ermitão, pregado na cruz. O Senhor ocupava o lugar de Haakon. E este, por longo tempo, cumpriu o compromisso. A ninguém disse nada.
Mas um dia, chegou um rico e ao sair depois de ter orado, esqueceu sua carteira. Haakon o viu e calou. Duas horas depois veio um pobre, viu a carteira e ficou com ela. Tampouco disse nada quando um garoto se prostrou diante dele pouco depois, para pedir-lhe sua bençao antes de empreender uma longa viagem.
Nesse momento o rico voltou em busca de sua carteira. Ao não encontra-la, pensou que o garoto havia se apropriado dela. O rico se dirigiu ao jovem e disse acusadoramente:
— Dá-me a carteira que você me roubou! O jovem, surpreendido, replicou:
— Não roubei nada!
— Não mintas, devolva imediatamente!
— Repito que não peguei nenhuma carteira! – afirmou o garoto. O rico investiu furioso contra ele. Mas, nesse instante, se escutou uma forte voz: Pare!
O ricou olhou para cima e viu que a imagem lhe falava. Haakon, que não pode permanecer em silêncio, gritou, defendeu o jovem, repreendeu o rico pela falsa acusação. O rico ficou desanimado e saiu da capela. O jovem saiu também porque tinha pressa para empreender sua viagem.
Quando a capela ficou vazia, Cristo se dirigiu ao seu servo e lhe disse: — Saia da Cruz. Não serves para ocupar meu lugar. Não soube guardar silêncio.
— Senhor – disse Haakon – Como ia permitir essa injustiça?
Mudaram de novo de lugar. Jesus ocupou a cruz de novo e o ermitão ficou ali de pé.
O Senhor seguiu falando: — Tu não sabias que ao rico lhe convinha perder a bolsa, pois levava nela o preço da virgindade de uma jovem mulher. O pobre, pelo contrário, tinha necessidade desse dinheiro e fez bem em levá-lo; quanto ao garoto que ia ser espancado, suas feridas tivessem impedido de realizar a viagem que para ele resultaria fatal. Neste momento acaba de partir-se o barco e ele perdeu a vida. Tu não sabias nada. Eu sim. Por isso calo. E o Senhor novamente guardou silêncio."


Autor desconhecido 
 Apesar de saber que Jesus não está preso em uma cruz, pois Ele ressuscitou e subiu ao Pai como registra o livro de Atos, achei interessante esta lenda e vou colocar minhas considerações aqui.


1. O DEUS que fala: Ele ensina, orienta e exorta pelas escrituras. Temos a tendência de pedir que DEUS venha pessoalmente falar a nosso favor e fazer  nossa justiça, mas Ele não fará o que devemos fazer, DEUS fala pelas escrituras 
- Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. Mateus 22:29
- Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. João 5:39


2. Haakon não entendeu: Haakon precisava ler a bíblia e saber o porque Jesus esteve na cruz. Jesus na cruz pagou a conta, passou a régua, a dívida foi paga. Haakon nunca experimentou o fado de ficar endividado, possivelmente não estava convencido que era pecador. Se eu o conhecesse, perguntaria: rapaz o que você quer fazer lá? Vá viver o gozo da liberdade! E por favor, se alguém quiser te por na cruz de Cristo, não faça isso, Ele já pagou a conta.


- sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. Romanos 6:6
- Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:22 e 23


3. Haakon fez o certo: Parabéns rapaz, você acertou em uma coisa, você falou a verdade, não se omitiu e não foi cumplice de um falso testemunho. Não agiu por impulso, agiu pelo conhecimento do certo e errado, pela consciência. Ao contrário estaria violando um mandamento.
-  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Colossenses 3:16


Realmente Haakon você não era para estar na cruz no lugar de Cristo, nem é para levar a culpa de ter matado um jovem por fazer o certo. Haakon, seja você mesmo e deixe Jesus ser Jesus, o Filho de DEUS, a Ele somente a honra, a glória e o poder.


-  vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Hebreus 2:9 
- E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. Apocalipse 5:13 


4. Um Deus controlador? : Existem pessoas que falam por aí que DEUS é amor e DEUS não castiga, não poe dedo aonde não é chamado, não intervém. É como se DEUS ou Jesus assistisse o circo pegar fogo, como se estivessemos confinados neste mundo, brincando de quem é o líder (como no BBB) prá ganhar o prêmio no final da vida.
DEUS é soberano e ouve nossa oração, como a de Jesus que ensinou assim: Pai Nosso que estás no céu, Santificado seja o Teu Nome, Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu...e não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o Reino, o Poder e a Glória para sempre.

Não creia em um Jesus calado e alienado, creia nas suas palavras e obedeça: - E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

Quer ouvir DEUS? Leia a bíblia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários ofensivos nesta página.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

+ Vistos da Semana